DOENÇA VASCULAR


Saúde | Cardiovascular Covid
Leandro Waidemam
Foto: Milton Flávio


DOENÇA VASCULAR

Dr. Daniel Miquelin explica a respeito de problemas cardiovasculares que estão ligados à Covid-19

SEM LEGENDA

Cientistas afirmam que a Covid-19 vai muito além de uma síndrome respiratória e que o vírus possui também impacto vascular no organismo, isso por causar lesão na camada interna dos vasos sanguíneos. Cirurgião vascular do “Instituto Pró-Cardíaco” de São José do Rio Preto, Dr. Daniel Gustavo Miquelin explica que a reação inflamatória pode atacar diretamente o miocárdio, músculo cardíaco, causando inflamações graves no coração pela falta de bombeamento sanguíneo. Arritmias e insuficiência cardíaca são as possíveis consequências dessa condição. 
“Por isso, pessoas que contraíram o coronavírus precisam ficar atentas aos sintomas, como dores e inchaço nas pernas, falta de ar súbita, queda de pressão. Tudo isso pode ser sinal de problemas cardiovasculares”, explica Dr. Daniel. O cirurgião vascular ressalta também que esses sinais se apresentam na fase aguda da Covid, onde foram detectados muitos casos de trombose. O risco é maior quando se forma um coágulo e o mesmo sai de um ponto e vai para outro, no caso uma embolia. Como, por exemplo, das pernas para o coração ou pulmão. O médico explica que, com isso, o órgão vai sofrer um colapso circulatório.
No começo da pandemia, especialistas acreditavam que os diagnósticos de trombose em pacientes que contraíram o vírus, se tratavam de casos isolados. Mas estudos mostraram que a gravidade foi evoluindo e hoje já se sabe que é uma doença que ataca a circulação de uma maneira geral.
Mas após a recuperação da Covid, principalmente dos casos mais graves, ainda pode haver riscos de sequelas cerebrais, nos rins, nos pulmões, e no coração, o que acaba prejudicando e fragilizando sua saúde. “Eu recebo, no consultório, pacientes que reclamam de dores no corpo, formigamento nas extremidades ou edemas nos braços e também nas pernas. Todos esses sintomas precisam ser avaliados por um especialista”, orienta Dr. Daniel.
Diagnosticado um problema vascular, é iniciado, imediatamente, o tratamento que, na maioria dos casos, é feito com medicamentos. Em algumas situações mais graves, é necessária a intervenção cirúrgica.

Dr. Daniel Miquelin (CRM 95.851)

Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular da Famerp e Funfarme. Professor Associado da Famerp onde ministra aulas de Cirurgia Vascular e Endovascular no curso de Medicina e de Residencia Médica desde 2003. Formado pela Famerp e tem especialização em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.






  • img

    DOENÇA VASCULAR

    Dr. Daniel Miquelin explica a respeito de problemas cardiovasculares que estão ligados à Covid-19

    Leia +