Dr. Matheus Sgarbi

  • Em SAÚDE
  • 24/6/2021 11:11:00

ENTREVISTA | SAÚDE/OTORRINOLARINGOLOGIA

Dr. Matheus Sgarbi

Médico especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica da Face, Dr. Matheus Sgarbi Vergacas é formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), em 2008. A residência médica em São José do Rio Preto, aproximou-o da cidade de que já tinha apreço pela qualidade de vida e que hoje sente orgulho por residir com a família e manter seu atendimento, no HIORP. O médico também é membro da Sociedade de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial e tem título de especialista pela Associação Médica Brasileira.



SEM LEGENDA


Ala Vip - Como foi a sua escolha pela área de Otorrinolaringologia?

Dr. Matheus - Desde a infância já convivia em meio aos assuntos ligados à essa área médica, porque, tradicionalmente, é um campo que acompanha meus familiares. Minha opção por essa especialidade surgiu por influência de um padrinho que é da mesma área. Costumo dizer que, além disso, foi amor à primeira vista.
Only offer the highest quality and 1:1 Clone cheap Replica Watches UK Online. Swiss made Cheap replica Watches UK Site: aaawatch.co.uk.

1:1 AAA grade Replica Watches UK Store Online - Swiss Top high quality fake watches UK for sale.

Ala Vip - Como é o seu cotidiano de trabalho?

Dr. Matheus – Atendo pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos. De modo geral, lido com questões como doenças que acometem as crianças, que são as inflamações de garganta (amigalites, ou faringites), hipertrofia das adenoides, perdas auditivas, como também as rinites alérgicas. Nos adultos são muito comuns as faringites, as obstruções nasais por desvios sentais e também pelas rinites alérgicas (conhecidas como carne esponjosa), além de problema com ronco e apneia, doenças da laringe que causam rouquidão, laringite por refluxo que leva a pigarro e tosse seca, dentre outras. Já, em se tratando de idosos, as mais comuns são as perdas auditivas, que têm fundamental importância serem tratadas precocemente, para evitar sua progressão e seus danos cognitivos aos pacientes.

Ala Vip – Quais são os cuidados que você mais indica às pessoas em relação aos problemas respiratórios?

Dr. Matheus – No caso das crianças, pais e responsáveis devem ficar bem atentos aos cuidados essenciais, como manter seus espaços de dormir e brincar sempre higienizados e longe de objetos e brinquedos que acumulam poeiras ou soltem pelos. Em relação às crianças, as mães devem estarem atentas aos distúrbios da respiração (ronco, respiração bucal, babar no travesseiro, sono agitado, gripes frequentes). O uso diário de soro fisiológico nasal é preciso para manter a boa hidratação. Além disso, há de se observar possíveis problemas de audição. Uma das queixas mais comuns das mães procurarem o consultório são as gripes recorrentes com obstrução nasal, bem como ronco e respiração bucal, podendo, ou não, ter infecções nas amígdalas, ou sinusites associados a doenças que têm um grande fator sazonal. Ou seja, estão muito relacionadas ao nosso clima, como quando tempo está seco. Quanto aos cuidados de forma geral, tanto para crianças quanto para adultos, ambientes limpos, com entrada de luz natural e bem arejados são de fundamental importância.

Ala Vip – Qual deve ser a periodicidade no que diz respeito às consultas?

Dr. Matheus – A consulta com otorrino deve ser periódica, mesmo que não apresente sintomas, porque o fundamento mais importante é o tratamento de prevenção e manutenção das crises. Com isso, ocorre a diminuição do uso concomitante de antibióticos. Sempre bom lembrarmos de que o melhor tratamento é a prevenção.

Ala Vip – O uso de descongestionantes nasais se torna cada vez mais comum. Sabe-se que muitos profissionais da área médica não indicam o uso. Quais os motivos?

Dr. Matheus – Não é só o uso que aumenta a cada dia, como também há até promoções como “leve frascos por R$10,00”. Na verdade são vendidos indiscriminadamente, sem receituário médico. Além de aliviarem o sintoma de obstrução nasal rapidamente temos um problema que envolve seu uso. Eles podem causar diversos problemas como perfuração septal, sangramentos nasais e, até mesmo, levar a problemas cardíacos a longo prazo. Antes de usar qualquer medicamento, o ideal é que a pessoa consulte seu médico, pois cada paciente tem sua indicação e medicamento específico que será prescrito após anamnese sucinta e exame físico rigoroso. (Texto: Leandro Waidemam – Foto: Leandro Augusto).







  • img

    Dr. Matheus Sgarbi

    Matheus Sgarbi Vergacas é formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), em 2008. A residência médica em São José do Rio Preto, aproximou-o da cidade de que já tinha apreço pela qualidade de vida

    Leia +