Hospital de Base - Aparelho estimula musculatura de pacientes graves de Covid


Hospital de Base

Aparelho estimula musculatura de pacientes graves de Covid

SEM LEGENDA

Um equipamento de estimulação neuromuscular para ser usado em pacientes graves na UTI Covid está em testes no Hospital de Base de São José do Rio Preto. O HB está entre os primeiros hospitais no país a receber o aparelho. O equipamento é capaz de promover estímulos na musculatura de pacientes sedados e intubados. “A eletroestimulação nestes pacientes, principalmente os que estão sedados, intubados e imobilizados, é fundamental para que não tenham uma diminuição importante de massa muscular, o que prejudica a reabilitação pós-covid”, afirmou Lucas Lima Ferreira, fisioterapeuta da UTI Covid do HB.

Com o novo equipamento, é possível estimular a musculatura de todo corpo com choques controlados, fazendo com que os músculos se contraiam. Para cada conjunto de músculos, é necessária uma descarga elétrica específica. Antes desta aquisição, era usada a terapia de mobilização passiva. “A técnica usada anteriormente era a chamada mobilização passiva, quando o fisioterapeuta movimenta braços e pernas do paciente. Essa técnica não melhora o atrofismo muscular, mas melhora a articulação como um todo. Além disso, usamos posicionamento funcional, mudando o paciente de posição para evitar lesões e, quando possível, mobilização fora do leito em poltronas ou prancha que reclina, para que o doente consiga se manter em pé”, completa Lucas Ferreira.

Criado pelo fisioterapeuta Prof. Dr. Paulo Eugênio Silva, o RECARE, como é conhecido, foi desenvolvido nos últimos 15 anos e possui homologação da ANVISA. No mundo, existem equipamentos similares, porém nenhum com a mesma tecnologia embarcada como estímulo de grupos musculares específicos, programação da intensidade do estímulo elétrico, capacidade de realizar exame eletrodiagnóstico, além de acesso à internet.

SEM LEGENDA

A Funfarme iniciou os estudos internos com os primeiros cinco pacientes e, após protocolos de atendimento estabelecidos na instituição, pretende ampliar o uso do aparelho para todas as UTIs Covid e não-Covid do complexo.