Sueli Facundim


Sueli Facundim

60 anos: uma vida para celebrar

SEM LEGENDA

A vida sempre nos presenteia com pessoas e histórias que nos fazem refletir e evoluir interiormente e, Sueli Aparecida Facundim de Melo é um desses exemplos. Neste ano em que comemora seus 60 anos, também celebra 43 anos de casamento com o construtor e empresário, Benevides Gomes de Melo, com quem tem dois filhos e uma neta.

E com tantos motivos para comemorar a vida, Sueli Facundim posou para nossa revista com um ótimo astral e presença contagiante, assim como a vida deve ser, define.

Nascida em Potirendaba em 09 de março de 1962, Sueli, que é de uma família de mais cinco irmãos, veio para Rio Preto ainda muito criança, com 2 anos de idade. Aos 16 anos, casou-se e formou a própria família, que, aliás, é seu bem maior.

Com amor, dedicação e devoção a Deus, Nossa Senhora e especialmente a Santa Teresinha, Sueli dedicou sua vida à família e ao próximo.

Formada em Serviço Social pela Unilago, pós-graduada em Direito Civil pela Unorp e em Terapia Comunitária pela Unesp, profissionalmente, dedicou-se a proteção à criança e ao adolescente, mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica e a projetos de inclusão de pessoas com deficiências, buscando dignidade aos menos favorecidos.

Sua vida profissional foi 100% voltada para a área de vulnerabilidade social.

Iniciou seu trabalho de Assistência na Apae, depois no Núcleo de Assistência Social (NAS), Conselho Tutelar, Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e, atualmente, atua no Lar de Fátima com parceria com a Secretaria do Direito e Políticas para Mulheres, Pessoas com deficiência, Raça e Etnia.

Conquistou vários benefícios como o BPC/LOAS para pessoas com deficiência, suporte para quem busca a conquista de casas populares e, mesmo durante a pandemia, participou de eventos e projetos para conseguir auxílio nutricional para as famílias mais necessitadas.

SEM LEGENDA

Próxima de se aposentar, profissionalmente, ela não se imagina longe do trabalho social. Com toda vitalidade que a vida lhe presenteou, pretende viajar mais, revisitar alguns países europeus e visitar o filho caçula que mora em Nova Iorque. “Por eu ser devota de Santa Teresinha, uma das lembranças que estará sempre presente na minha memória é a viagem que fiz à França, que era meu sonho de infância, e pude conhecer a cidade de Lisieux, terra natal de Teresa”, comenta Sueli. Ela ainda tem sonhos a se realizar, um deles, morar em alguma cidade litorânea e continuar praticando seus hobbies favoritos como por exemplo, fazer suas orações, ir ao cinema, assistir filmes na TV e, claro, continuar viajando. E quando se fala em fazer um resumo dos 60 anos de vida, ela é bem clara: “minha vida foi de luta pelos direitos, inclusive o meu direito de fazer tudo o que gosto”.