Tereos, Governo do Amazonas e Coca-Cola Brasil unem esforços para neutralizar emissões de carbono no Festival Folclórico de Parintins


Tereos, Governo do Amazonas e Coca-Cola Brasil unem esforços para neutralizar emissões de carbono no Festival Folclórico de Parintins

Parceria entre empresas e governo demonstra compromisso com o meio ambiente, promovendo práticas mais sustentáveis


SEM LEGENDA

A Tereos acaba de anunciar uma parceria estratégia com o Governo do Amazonas e a Coca-Cola Brasil, patrocinadora oficial do festival, para neutralizar todas as emissões de carbono decorrentes do consumo de energia elétrica que será utilizada nos meses de junho e julho no Bumbódromo, onde acontecerá o 56º Festival Folclórico de Parintins. O objetivo é tornar o principal evento do estado mais sustentável. 

A colaboração entre as empresas e o governo do Amazonas fortalece o compromisso conjunto na preservação do meio ambiente e a adoção e promoção de melhores práticas que estejam compatíveis com os três pilares que o Festival trouxe para o ano de 2023: turismo, cultura e sustentabilidade. A neutralização de carbono será uma das ações seguidas e, na prática, essa iniciativa visa compensar as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), geradas a partir do consumo de energia no evento.

“Nós teremos 100% da energia usada no evento foi compensada a partir da comercialização de créditos de energia renovável, neutralizando assim as emissões de carbono. Isso reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a sustentabilidade no Festival, tanto nessa frente como na reciclagem e na geração de renda para catadores”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A Tereos, uma das empresas líderes no país na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana, é reconhecida internacionalmente por produzir em suas unidades energia proveniente de fontes renováveis e limpas, garantindo o compromisso na diminuição do impacto ambiental propiciado por fontes não renováveis de energia. A certificação gera créditos de energia renováveis que podem ser comercializados ou doados. 

Para o diretor comercial da Tereos, Gustavo Segantini, é de grande importância uma parceria que tenha a sustentabilidade como viés de promoção de um dos maiores eventos multiculturais do país, que também se alinha a outro importante pilar da empresa: o apoio cultural. “A sustentabilidade está em nosso DNA e é bastante gratificante encontrar parceiros que compartilham da mesma visão e estão engajados em projetos que ajudam a construir um futuro melhor”, afirma Segantini.

Para a Coca-Cola Brasil, que patrocina o evento há 27 anos, as parcerias vão impulsionar as metas propostas pelo Festival, que também conta com a preocupação da destinação correta do lixo gerado, fomentando a reciclagem de resíduos gerados durante os festejos.

“Trazer a neutralização das emissões de carbono como parte estratégica de um festival mais sustentável, reforça o compromisso global que a Coca-Cola Brasil assumiu na redução de 25% de suas emissões totais até 2030. É mais um passo dado em direção à segurança climática, a qual somos comprometidos. Para nós, o desenvolvimento econômico e social precisa sempre vir amparado no mínimo impacto ambiental e em ações que gerem impacto econômico, social e ambiental nas comunidades em que atuamos”, explica Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.


SEM LEGENDA

Como funcionará – a Tereos fará a doação de 150 certificados de créditos de energia renovável para o Estado do Amazonas - equivalente ao consumo total de energia do bumbódromo previsto para os meses de junho e julho -, neutralizando as emissões de carbono decorrentes do consumo de energia do evento.

COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil atua?em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente?56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo?de destinar corretamente?o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.?? 

TEREOS

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 13 países, mais de 40 unidades industriais e o compromisso de 15.000 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2021/22, o Grupo obteve um faturamento de € 5,1 bilhões. 

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países. 

Para saber mais, acesse: https://br.tereos.com/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos 

Para falar com a Tereos, procure tereos@ideal.pr ou tereos@comunic.com.br