Dr. Sthefano Atique Gabriel - Pacientes pós covid-19 podem desenvolver trombose


Dr. Sthefano Atique Gabriel

Pacientes pós covid-19 podem desenvolver trombose

SEM LEGENDA

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular confirmou que especialistas começaram a atender pacientes que testaram positivo para a covid-19 e após recuperação começaram a sentir os sintomas da trombose.  Segundo os médicos especialistas, a probabilidade existe principalmente entre pessoas que compõem o grupo de risco como os pacientes cardiopatas, hipertensos, diabéticos, imunodeprimidos e transplantados. Existe alto risco para trombose venosa profunda também em gestantes e puérperas com Covid-19.
Os sintomas da trombose são dores nas pernas e inchaço. A partir daí, o paciente pode apresentar dor no peito, falta de ar e taquicardia, sugerindo a progressão para embolia pulmonar.  Segundo o cirurgião vascular, doutor Sthefano Atique Gabriel, o acompanhamento médico é de suma importância uma vez que os pacientes que foram internados por Covid-19 podem evoluir com trombose venosa profunda e embolia pulmonar por até 40 dias pós alta hospitalar.
“A presença do vírus em nosso organismo constitui o gatilho para a “tempestade inflamatória”, que caracteriza-se por um processo inflamatório intenso que, especialmente nos pacientes do grupo de risco, resulta na formação de micro e macro trombos que obstruem diversos segmentos da nossa circulação, com possível falência de múltiplos órgãos, aumentando o risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar, trombose venosa profunda, trombose arterial aguda e risco de perda do membro inferior”, explica o cirurgião.

Diante do diagnóstico positivo para a trombose, o cirurgião vascular é quem irá orientar e efetuar o tratamento anticoagulante dos pacientes, além de oferecer o acompanhamento clínico necessário para evitar as sequelas da trombose venose.