Dr Marcelo Maciel e o controle de níveis de glicose


Dr Marcelo Maciel e o controle de níveis de glicose


SEM LEGENDA

O atleta de salto com vara Thiago Braz chamou atenção nas Olímpiadas de Tókio não apenas pelo profissionalismo e desempenho, mas também por um artefato em seu braço. Trata-se do “Abbott Libre Sense Glucose Sport Biosensor”, um sensor direcionado para uso em atletas de alto desempenho (também em esportes aquáticos). Tal sensor faz leituras a cada minuto do nível de glicose no fluído intersticial (fina camada de fluido em torno das células) e as envia via bluetooth para um dispositivo móvel.

Todo processo se baseia no fato da glicose ser a principal fonte de energia do nosso corpo, logo sua mensuração traz informações valiosas sobre o comportamento do atleta no que diz respeito a qual nível de glicose está relacionado com a melhor performance. Com o entendimento desse parâmetro, pode-se escolher a melhor estratégia alimentar para primeiramente fornecer os estoques necessários de glicose (glicogênio) antes da prova, e depois durante a prova, monitorar os níveis de glicose em tempo real, para que se necessário, seja fornecido suprimento de glicose para garantir o melhor desempenho do atleta.

Infelizmente ainda não está disponível no Brasil. Lembrando que esse sensor é de uso apenas para mensuração de performance em atletas e não como adjuvante para tratamento de diabetes. Para esse fim temos outro sensor o “Free Style Libre”.

Dr. Marcelo Maciel - Endocrinologista e Metabologista RQE 27.486 SBEM - Coord. Jornada Cuidando Diabetes – SJRP