DR. STHEFANO ATIQUE GABRIEL

DR. STHEFANO ATIQUE GABRIEL

SEM LEGENDA

Nascido em São José do Rio Preto, mas com origem libanesa, Dr. Sthefano Atique Gabriel é um dos principais nomes da Medicina de toda região. O amor pela profissão tem seu reflexo nos avós maternos, idealizadores e fundadores da antiga faculdade FADIR, hoje a UNIRP. Anos depois, os pais seguiram o mesmo caminho e idealizaram a constituição da Faculdade UNILAGO, inclusive hoje com o curso de Medicina.


Ala Vip - Já são 16 anos de formado, nesse período, a área passou por muitas transformações?
Dr. Sthefano - A cirurgia vascular é uma especialidade médica que tem evoluído a cada dia, tanto das artérias quanto das veias. E, quando falamos em desenvolvimento, referimo-nos em tecnologia, conhecimento e possibilidades de tratamento. 

Ala Vip - Quais são os principais problemas do sistema circulatório? 
Dr. Sthefano - O sistema circulatório é constituído, basicamente, por três vasos sanguíneos, que são as artérias, as veias e os vasos linfáticos. Esses vasos que constituem a circulação, estão presentes no corpo inteiro e existe um mecanismo com o coração, tanto que é um sistema cardiocirculatório. Isso quer dizer que, se o coração tem problema, vai afetar a circulação e vice-versa. E dentre das doenças que acometem o sistema circulatório, nós temos algumas mais comuns e até outras temidas pela população como, por exemplo, a trombose venosa profunda, a embolia pulmonar e as varizes dos membros inferiores. 

Ala Vip - Quais medidas de saúde as pessoas podem ter para evitar problemas no sistema circulatório?
Dr. Sthefano - As doenças circulatórias são silenciosas, o que significa que ninguém sabe quando vai ter um infarto, por exemplo. Por isso, a medida mais simples no intuito de diminuir o risco de complicações circulatórias, é o checkup vascular, sendo o ideal, uma vez por ano. Além disso, uma vida saudável, equilibrada, é favorável à nossa circulação, tendo uma boa alimentação, diminuindo o consumo de açúcar, reduzindo as gorduras, frituras, mantendo uma rotina de atividade física. Tudo é benéfico para a circulação. 

Ala Vip: Algumas pessoas apresentam inchaço em partes do corpo. São sintomas de má circulação?
Dr. Sthefano - Existem dois sintomas característicos do sistema circulatório: dores nos membros e o inchaço. O inchaço, na verdade, é uma retenção liquida decorrente de um possível trabalho circulatório prejudicado. O mais comum é nas regiões periféricas, pés ou mãos, mas existem casos também de inchaço no corpo inteiro e, nesses casos, é preciso pensar em doenças nos rins, no fígado e também no coração, que causam o inchaço sistêmico.

Ala Vip - Uma dúvida muito comum: vou fazer uma viagem longa e isso afeta a circulação? 
Dr. Sthefano - Essa é uma curiosidade que sempre surge, principalmente no período de férias. Toda a pessoa que vai fazer uma viagem, seja de ônibus, carro ou avião, e que tenha uma duração maior que três horas, existe um risco maior de eventos tromboembólicos, ou seja, trombose venosa e embolia pulmonar. Como ficamos muito tempo parado na mesma posição, existe um estímulo circulatório menor. A orientação é que se faça uma avaliação médica antes de viajar, porque na avaliação, verifica-se o risco e se é necessária a indicação de remédios. Outra orientação é que, se a pessoa vai viajar de avião, ela deve consumir líquidos, porque vai estimular a ir ao banheiro, fazendo, assim, uma movimentação dentro do avião. Agora, quem vai viajar de carro, é importante fazer paradas ao longo da viagem, porque ativa a circulação e isso, principalmente, para pessoas idosas, faz uma diferença fundamental.

Ala Vip - O que pode desenvolver uma trombose?
Dr. Sthefano - Existem três motivos para desenvolver a trombose. Uma delas, se houver uma lesão de um vaso sanguíneo, que pode acontecer durante uma cirurgia, por exemplo, ou porque a pessoa está muito tempo parada na mesma posição - uma pessoa acamada, ou em uma cadeira de rodas, ou em uma viagem -, ou porque a pessoa tem a predisposição própria.

Ala Vip - Vamos falar agora dos vasos sanguíneos que se rompem na nossa pele. Qual motivo para isso acontecer?
Dr. Sthefano - Esses vasinhos que trazem um incomodo estético, principalmente nas mulheres, são microvasos e ficam mais visíveis em pessoas mais claras. Eles não causam dor, mas causam constrangimento estético. Então, é preciso ser tratado. 

Ala Vip - Como são feitas as cirurgias de varizes?
Dr. Sthefano - As cirurgias são microincisões de até um milímetro, e retiram as veias doentes. É importante destacar que esse procedimento não é indicado para quem tem vasinhos, e sim para quem tem varizes. E o procedimento evoluiu muito, então pode ser feito pela manhã e o paciente já ir embora à tarde, não tem mais repouso, já pode andar imediatamente. Mas, com o avanço tecnológico, existem outras formas para fazer o tratamento das varizes, sem a necessidade da intervenção cirúrgica, como a opção moderna do laser, sendo rápido, não invasivo e eficaz. Mas, para definir o melhor tratamento, é necessária a avaliação médica. 

Ala Vip - Como o senhor vê a evolução da cirurgia vascular?
Dr. Sthefano - É uma área em total expansão e podemos dizer que, o que foi feito em 2022, não será feito em 2023. Hoje, no Brasil, para tratamento de veias, temos o laser, laser transdêrmico, radiofrequência e tratamentos combinados. Já existem tecnologias em uso na Europa e nos Estados Unidos que ainda não temos aqui, ou seja, já estamos desatualizados. Existe a perspectiva de, até mesmo, a robótica dentro da cirurgia venosa, que será para um futuro breve.