DR. DANILO FERRAZ


ALA VIP | ENTREVISTA
DR. DANILO FERRAZ
Fotos: Leandro Augusto


DR. DANILO FERRAZ

Cirurgião plástico, Dr. Danilo Ferraz recebeu “Ala Vip Magazine” para uma entrevista sobre sua área de trabalho, as suas mudanças e os novos comportamentos da sociedade em relação à beleza e estética. Sempre educado e muito objetivo, Dr. Danilo recebeu nossa equipe no “Gênesis Day Hospital”, em São José do Rio Preto. Apaixonado pela família, em especial pela esposa e pelos filhos, ele não abre mão de momentos especiais com eles e tem uma grande relação com o mundo das práticas esportivas. Tudo que faz bem para o corpo, para e mente e para a saúde, sendo este o campo que o levou a cursar Medicina e se especializar em cirurgia plástica.

SEM LEGENDA

Ala Vip – Dr. Danilo, na atualidade, muito se fala em evolução no que envolve as cirurgias reparadoras ou estéticas, principalmente, sobre técnicas menos invasivas. No entanto, o que podemos considerar como “menos invasivo”?

Dr. Danilo – De maneira mais ampla, podemos considerar que, no decorrer dos últimos anos, a cirurgia plástica ganhou técnicas mais precisas e isso vem acompanhado de uma tecnologia mais avançada, com o objetivo de garantir, ao paciente, mais segurança e com menor tempo de recuperação no período pós-cirúrgico. As cirurgias tornaram-se menos invasivas pelo fato de que não há necessidade de grandes incisões em relação às técnicas mais antigas, como no caso da lipoaspiração, mamoplastia, entre outras.

Ala Vip – Na cirurgia plástica, como é lidar com a expectativa dos pacientes em um momento em que as pessoas, de modo comum, buscam um ideal na aparência física?

Dr. Danilo – As cirurgias plásticas surgiram com o objetivo de reparar danos físicos das pessoas, por exemplo, por resultados de acidentes, ou de soldados sobreviventes de guerras. Com o passar do tempo, além do conceito reparador, o estético também passou a ser inserido nessas cirurgias, com o intuito de promover o equilíbrio nas formas do corpo. No caso, vamos partir de um exemplo: as cirurgias de mamas. Elas se tornaram importantes para que, muito além de beleza, possam dar mais conforto às mulheres que sofrem com o volume exagerado de mamas, ou melhorar a autoestima àquelas que não estão satisfeitas com o formato muito pequeno em relação ao corpo. Então, podemos afirmar que a cirurgia plástica é, sobretudo, uma forma de promover proporções mais simétricas, e mais congruentes em volume e formas. É claro que muitas pessoas sonham com a aparência física de outras pessoas, principalmente do universo artístico. Mas, não se pode lidar com as cirurgias plásticas como um modismo, algo muito sério, em que o que mais é válido é preservar as características genuínas e étnicas de cada um. Não podemos imaginar um mundo em que todos sejam parecidos fisicamente, porque não existe um padrão de beleza ou estético que possa superar a beleza que é a do ser humano ser plural em suas mais variadas formas. O que realmente possa incomodar uma pessoa, e que, de fato, é necessário do ponto de vista ético do médico cirurgião, por sua formação clínica inclusive, é o que se pode realizar em conjunto com os anseios de cada paciente.

Ala Vip – Mesmo porque o padrão de beleza de uma pessoa pode ser temporário e, até mesmo, cultural, não é mesmo?

Dr. Danilo – Exatamente. E também o que temos que levar em conta é que algumas cirurgias podem ser irreversíveis. Por esse motivo, o diálogo com o paciente é de grande importância. Imagina se a vontade de mudar algo seja apenas passageiro? Em minha área, tão importante quanto ser um bom profissional como cirurgião, é também saber lidar com o ser humano, compreendê-lo de forma mais ampla. Obviamente que, na maioria dos casos, os pacientes chegam no consultório já bastante conscientes disso tudo. Todavia, é indispensável que todos os critérios que possam garantir o melhor aos pacientes sejam realizados com rigor.

Ala Vip – Dr. Danilo, como você vê a busca incessante pela jovialidade, pela beleza?

Dr. Danilo – A jovialidade é um ponto um pouco cultural no Brasil.  Em nosso país, a jovialidade é mais ligada aos padrões de beleza, o que, não tem uma relação tão próxima quanto podemos imaginar. Em primeiro lugar, porque beleza e envelhecimento podem caminhar juntos. Afinal, é preciso entendermos que toda a faixa de vida tem suas formas, seus visuais, seus valores e, acima de tudo, seu charme e sua beleza. Seria também uma incoerência eu afirmar que sou contra procedimentos sendo que estudei e batalhei para fazer isso como profissional, mas, concordo que há, sim, que haver um limite para que não nos tornemos seres humanos parecidos com figuras robóticas.

Ala Vip – E o que as pessoas mais buscam, hoje em dia, nas cirurgias plásticas?

Dr. Danilo – De modo geral, as cirurgias eletivas mais procuradas são as de mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração. Seguidas pelos procedimentos ligados ao efeito lifting e de harmonização da face, e a cirurgia de pálpebra, que é a blefaroplastia. A mastopexia, que é ligada ao volume e à firmeza das mamas, com o uso de prótese, é outra cirurgia que tem grande procura. Também existe uma técnica bastante comum, nessa cirurgia, que é a que chamamos de “soutien interno”. Esta utiliza o próprio tecido mamário, dando maior sustentação à parte inferior da prótese, levando a um colo mais marcado e uma durabilidade maior do resultado. A técnica também melhora assimetrias e reduz a flacidez. Nos últimos anos, tenho me dedicado bastante às cirurgias das mamas, por ser um campo da cirurgia plástica de bastante procura, como também porque sinto muita satisfação em atuar. É muito prazeroso ver como uma mulher se sente com a autoestima elevada com os resultados.







  • img

    DR. DANILO FERRAZ

    Cirurgião plástico, Dr. Danilo Ferraz recebeu “Ala Vip Magazine” para uma entrevista sobre sua área de trabalho, as suas mudanças e os novos comportamentos da sociedade em relação à beleza e estética.

    Leia +