Covid-19 e suas consequências para o Sistema Cardiovascular


ARTIGO | COVID-19 – CARDIOLOGIA
Foto: Milton Flávio

Covid-19 e suas consequências para o Sistema Cardiovascular

SEM LEGENDA

Quando ouço a pergunta, - “Tive Covid, estou curado. Ainda posso ter complicações?” A resposta é: “Sim, faça acompanhamento médico, porque elas podem aparecer ao longo de meses”.
A síndrome pós-Covid caracteriza-se por um conjunto de sequelas da doença causada pela Covid-19 ou novas doenças que uma pessoa pode ter, semanas ou meses após a fase aguda da Covid-19.
Ainda há muito o que aprender sobre o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, mas evidências já conseguem mostrar que ele pode causar uma doença inflamatória tardia em vários órgãos do corpo humano, como pulmões, coração e vasos sanguíneos, cérebro, fígado e rins.
Sabemos que as sequelas causadas pelo coronavírus são mais graves em alguns grupos de risco, dentre eles os pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Porém, observa-se que, mesmo em pacientes sem comorbidades prévias, a Covid-19 pode levar a danos cardiovasculares graves, decorrentes de alterações pró-trombóticas, vasculares e miocárdicas.
Dentre as doenças cardiológicas que podem ser causadas, ou agravadas, pela Covid-19 estão Miocardite, Insuficiência Cardíaca, Infarto Agudo do Miocárdio, Arritmias, podendo levar à morte súbita. 
Nos quadros mais graves de Covid-19, em que os pacientes são internados em UTI, essas alterações cardiovasculares são mais frequentes. Porém, temos visto complicações cardíacas tardias mesmo em pacientes assintomáticos ou com quadros leves.
Ainda não sabemos se tais sequelas cardiovasculares são reversíveis, mas sabemos que elas precisam de acompanhamento clínico e reabilitação. Por isso, é importante que as pessoas que tiveram Covid-19 fiquem atentas a sintomas como palpitações, falta de ar, dor no peito e fadiga excessiva.
Sugiro às pessoas que tiveram Covid-19, mesmo assintomáticas, que procurem atendimento médico para avaliação clínica e para orientações quanto ao retorno à atividade física ou laboral. 


Dra. Josélia de Cássia Menin Brandi – Médica Cardiologista | CRM 74394/SP
Especializada em clínica médica e cardiologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP
Médica responsável pelo pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca do Hospital de Base.
Médica cardiologista do “Instituto Pró-Cardíaco”