RETOFIT LATAM
Empresa investe em reconfiguração das aeronaves
A LATAM MRO (sigla para
Maintenance, Repair and Overhaul, ou Manutenção, Reparo e Revisão Geral),
unidade de manutenção do Grupo LATAM, está retomando neste trimestre, em sua
unidade de São Carlos/SP, o plano de reconfiguração e modernização dos
interiores das cabines de aeronaves, o chamado retrofit. O projeto prevê a
reformulação do interior das aeronaves Airbus A320 e A321 e vem ao encontro de
fortalecer a experiência do cliente, fazendo com que a Latam saia ainda mais
forte da crise gerada pela pandemia.
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Com a retomada do projeto, até
setembro de 2022, serão reformuladas as cabines de 30 aeronaves Airbus A320 e
A321 da frota LATAM Brasil, além de mais 44 aviões do mesmo modelo pertencentes
às frotas das demais afiliadas do Grupo LATAM.
Para esta nova etapa, a LATAM MRO em São Carlos-SP já contratou 80
profissionais, a maior parte mecânicos aeronáuticos, e prevê mais 100 admissões
até o final do ano. “A retomada do projeto de retrofit na LATAM MRO é um claro
indício de que voltamos a competir de forma mais agressiva no mercado
brasileiro, com um produto mais moderno e eficiente para os nossos clientes”,
afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.
A reformulação das cabines das
aeronaves do Grupo LATAM é o maior investimento da história da companhia (cerca
de US$ 400 milhões), sendo que metade deste montante foi alocado na operação da
LATAM Brasil. A empresa prevê concluir o projeto até setembro de 2022, pois
considera essa transformação fundamental para oferecer ao cliente uma
experiência única a bordo e a padronização da frota, com design moderno, mais
tecnológico e criando uma nova experiência para clientes da classe Premium
Economy (com mais espaço para as pernas e separação da cabine).
O processo de retrofit nas
oficinas da LATAM MRO envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave,
troca de todas as poltronas, troca do lavatório e galley (cozinha do avião),
além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É
também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de
alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um
sistema chamado “direct view”, que consiste em uma câmera de monitoramento da
cabine de passageiros durante pousos e decolagens, garantindo a sua segurança.
A escolha da unidade de São Carlos
para concentrar o projeto de retrofit do Grupo LATAM não se deu por acaso. A
cidade do Interior Paulista é conhecida por ser um polo tecnológico no Estado,
com duas das mais importantes universidades brasileiras e, portanto, com
capacidade para fornecimento de mão-de-obra especializada.
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