Dr. Leonardo Beraldo


Artigo | Oftalmologia
Dr. Leonardo Beraldo
Foto: Leandro Augusto


SÍNDROME DA VISÃO!

Você sabe o que é?

A síndrome da visão do computador, também conhecida como CVS (computer vision syndrome), é uma condição resultante do uso de monitores de vídeo por períodos prolongados e ininterruptos.
Entre os sintomas da CVS incluem-se: dor de cabeça, dor no pescoço, visão embaçada, astenopia (cansaço visual), sensação de ressecamento ocular, visão dupla e dificuldade em ajustar o foco. O ato de focalizar a tela bem próximo durante muito tempo exige grande esforço dos músculos dos olhos, o que induz a vários destes sintomas, que podem ser agravados por condições impróprias de iluminação (excesso de luz, por ex) ou por ressecamento aumentado dos olhos, como no uso de ventiladores e ar condicionado.
A redução do número de piscadas também leva ao ressecamento dos olhos, por diminuição da produção de lágrimas. A frequência normal de piscar os olhos é de 16 a 20 vezes por minuto, mas nas pessoas que ficam por várias horas em frente a um monitor, a taxa cai para 6 a 8 piscadas por minuto, insuficientes para uma lubrificação adequada.
O número de pacientes com CVS aumentou, significativamente, nos últimos meses, devido ao confinamento e uso indiscriminado de computador, celulares e tablets durante a pandemia.
Intervalos de descanso adequados para os olhos e seus músculos são recomendados para aliviar o desconforto visual. Boa postura e posicionamento adequado das telas (no mesmo nível dos olhos) também colaboram para alívio dos sintomas. Recomenda-se piscar os olhos voluntariamente com frequência e olhar para algum objeto distante pela janela, de modo a relaxar os músculos ciliares, responsáveis por trazer o foco para perto. Uma boa dica é a “regra dos 20-20-20”: a cada 20 minutos, focar os olhos em um objeto a 20 pés (6 metros) de distância durante 20 segundos ou fechar os olhos durante 20 segundos.

SEM LEGENDA

  Dr. Leonardo Beraldo - CRM 104.884 - Oftalmologista
- Título de Especialista em Oftalmologia pelo Ministério de Educação (MEC)
- Título de Especialista em Oftalmologia pelo CBO/AMB
- Membro Titular da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR - BRASCRS)
- Membro Titular da American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS)
- Membro Titular da American Academy of Ophthalmology (AAO)










Aqui: NOTÍCIAS - 34