Alimentação no inverno


Leandro Waidemam
Foto: Milton Flávio


Alimentação no inverno

O nutricionista Leandro Paulino alerta sobre importância da alimentação saudável nos dias frios

SEM LEGENDA

As temperaturas mais baixas nesta época do ano trazem justamente aquela vontade de ficar embaixo do edredom e comer alimentos mais calóricos. É sabido que chegamos a gastar quase 10% a mais de calorias no inverno para nos mantermos aquecidos, mas todos devem ficar atentos aos cuidados com a alimentação e cuidar para que a estação não seja motivo para comer mais.
O nutricionista Leandro Paulino realça que, no âmbito da alimentação saudável, esse período é propício, principalmente às diversas frutas e legumes, fontes de nutrientes imprescindíveis ao bom funcionamento do nosso organismo.
As vitaminas A, C, D, E e ácido fólico, e os minerais zinco, magnésio e selênio são os nutrientes que, definitivamente, não podem faltar na sua alimentação durante o inverno. Eles são responsáveis pela ação antioxidante, manutenção da integridade das mucosas (parte interna do nariz e olhos, e de órgãos internos), formar e ativar as células imunológicas (leucócitos, células T, mastócitos, etc.) e manter o ciclo do DNA funcionando bem. Ovos, castanhas, nozes, folhas verde escuras, peixes, leguminosas e frutas cítricas são alguns dos alimentos mais importantes para incluir e garantir, pelo menos em parte, os nutrientes citados.
Uma opção que não pode faltar nesse período é uma deliciosa sopa. O consumo dela com verduras, legumes e carnes magras representa uma alimentação pouco calórica e saudável. “Entretanto, quando são escolhidos elementos como queijos e creme de leite, há uma alimentação rica em calorias, porém pobre em nutrientes. Vale salientar ainda que uma sopa saudável, quando acompanhada de queijos e pães, pode tornar-se muito calórica”, alerta o nutricionista.
Outro ponto importante neste período frio é a hidratação. Costumamos relacionar nosso consumo de água com a temperatura do dia, reduzindo assim o consumo durante o frio. Porém, “a hidratação é extremamente importante em dias frios, pois uma boa hidratação é necessária para evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias, por exemplo”, conclui Leandro Paulino.

SEM LEGENDA
Leandro Paulino – Nutricionista – CRN: 15.624