Dr. Guilherme Bueno comenta que não abre mão de acompanhar a evolução na área.


SAÚDE | BEM ESTAR
Fotos: Milton Flávio  

Dr. Guilherme Bueno


SEM LEGENDA

Dr. Guilherme e Dra. Natália Bueno, com os filhos, Rafael e Raul 



Médico dermatologista, Dr. Guilherme Bueno conquistou êxito profissional, tal qual notoriedade por sua simpatia, seu jeito dinâmico, gentil e educado. Nascido em Indaiatuba/SP, ele conheceu São José do Rio Preto depois de passar no curso de Medicina da FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), concluído há 13 anos. De lá para cá, ele foi em busca de realizar diversos cursos que se somam a sua graduação e especialização; é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e também é cirurgião micrográfico de MOHS, pela UNICAMP (Universidade de Campinas). Sempre em busca de novas tecnologias para a sua clínica, a “Vitta Dermatologia”, Dr. Guilherme comenta que não abre mão de acompanhar a evolução na área. Casado com Dra. Natália Rossi Bueno, também dermatologista, o médico fala, nesta entrevista, um pouco de seu cotidiano e sua profissão.

Ala Vip – Você passou a viver em São José do Rio Preto como estudante e hoje tem nela sua clínica médica. Como analisa isso? 

Dr. Guilherme – Quando eu era adolescente, estudante que sonhava em ser médico, prestei vestibular na FAMERP, mas ainda resistia um pouco a ideia, porque, principalmente quando somos muito jovens, sempre sonhamos em viver em centros maiores, como em São Paulo. Mas, pelo conceito da FAMERP e todo o histórico de São José do Rio Preto com a área de saúde, escolhi vir para cá. Escolha e destino dos quais agradeço muito, porque fui muito feliz e realizado como estudante. Aqui conheci a Natália, minha base como pessoa e a mãe de meus filhos. Casamo-nos, unimos forças e lutamos para superar diversos desafios. Começar uma carreira médica, assim como todas as áreas, não é fácil. No entanto, posso dizer que vencemos, porque temos a clínica como sempre sonhamos. Amamos o que fazemos. E esse amor não é só porque vivemos esse momento. Ele vem lá de longa data, desde quando éramos estudantes, e só aumenta.  

Ala Vip – O que é prioridade para você?  

Dr. Guilherme – Como pessoa, prioridade é ficar com meus filhos e minha esposa, assim como cuidar da minha saúde, física e mental, praticando esporte, lendo, estudando. Ou seja, o que me faz bem como pessoa são minhas prioridades. Já como profissional, sem dúvida, é continuar em evolução, tanto em conhecimento quanto em tecnologia para a clínica, com os mais importantes tratamentos existentes na área.

Ala Vip – Ser médico é, definitivamente, uma doação em variados aspectos? 

Dr. Guilherme – É uma escolha que não tem um outro caminho a não ser a dedicação. Muitas pessoas associam a profissão a status. Porém, não é essa a realidade. Ser médico exige total responsabilidade, respeito absoluto ao ser humano. É uma profissão de constantes estudos em seus mais variados campos. Vejo como uma profissão, ao mesmo tempo, muito realizadora por cuidar do ser humano. Honestamente, tenho muito orgulho de todos os médicos, principalmente os brasileiros, que fazem desse país uma referência mundial em várias áreas. 

Ala Vip – Nos dias de hoje, diante da busca tão intensa por novos padrões de beleza e também juventude, como é possível manter o equilíbrio entre o que parte das pessoas espera como resultado com a sensatez médica? 

Dr. Guilherme - De fato, atualmente, vivemos uma fase em que muitas pessoas querem ficar mais próximas de “filtros para postagens”. Aqueles filtros que esticam e retiram todas as rugas e manchas. Então, cabe ao médico entender essas expectativas dos pacientes em suas consultas. É por isso que o diálogo para entender o paciente é tão importante. Muitas vezes, eles podem procurar a ajuda médica em um momento que não é o ideal. É de total importância que o paciente tenha segurança e esteja bem emocionalmente. Do contrário, realizar procedimentos, por exemplo, para que se pareçam com personalidades públicas, artistas, não é o ideal. Cada um tem suas estruturas, seu perfil em biotipo, em conjuntos que correspondem à harmonia. Sempre acreditei na tônica que existe uma versão ideal para cada paciente, a melhor versão dele mesmo. Buscar a naturalidade e não agir por impulsos, ou modismos de época, são prioridades. Assim, não haverá frustração ao paciente, nem ao médico.  

Ala Vip – Você é uma pessoa que interage bastante com suas mídias sociais. Sabemos que elas são importantes nas relações entre médico e paciente. No entanto, muitas pessoas da área traçam perfis um pouco carregados demais de humor, alguns até mesmo com muita “pirofagia” para se expressar. Isso também não teria o viés de desabonar a seriedade agregada a uma área tão séria o quanto é a médica? 

Dr. Guilherme – Acho interessante as plataformas digitais e gosto de produzir conteúdo que seja de interesse a pacientes, ou, simplesmente, pessoas que gostam de minha área. Mas, é claro que é preciso haver equilíbrio e também se basear na informação precisa e verdadeira, com respeito e ética. Afinal, nossos princípios de formação são esses. Então, além dessa conduta, acho interessante ser fiel ao que realmente somos, sem criar personagens, sem deixar também se levar por padrões extremamente técnicos e mercantilistas. Evitar excessos é sempre importante.