Dr. Marcelo Maciel


ARTIGO | SAÚDE E BEM-ESTAR
Foto: Leandro Augusto 

HORMÔNIO OU ANABOLIZANTE?

Dr. Marcelo Maciel - médico endocrinologista

É com grande a preocupação que estamos acompanhando o que diz crescimento exponencial do uso de hormônios sem indicação. Isso não é modulação hormonal, muito menos medicina antienvelhecimento. Isso é sim prescrição de anabolizante.

Vários profissionais de saúde se baseiam em gurus de rede social, para prescrever tratamentos milagrosos sem respaldo científico. Pelo contrário, grande parte deles já tem sim comprovação de que o uso de forma inadvertida pode levar a sérios problemas de saúde.

A metodologia para dosagem de testosterona em mulher não é confiável e não deve ser usada como parâmetro para indicação de tratamento. O aumento de testosterona nas mulheres pode levar a um aumento do risco de diabetes mellitus, câncer de endométrio e mama. Única indicação de uso, e controversa, é no Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo.

Já nos homens, o uso quando desnecessário, pode levar a alterações psiquiátricas, aumento do risco de trombose, alteração de colesterol entre outros.

Outro hormônio usado com frequência é o GH (hormônio do crescimento). O excesso pode levar a uma doença conhecida como acromegalia, que além do crescimento das extremidades pode causar hipertensão arterial, diabetes, câncer de intestino.

Oxandrolona tem sua administração via oral, o que além de levar a maior risco de alterações psiquiátricas, trombose, alteração de colesterol tem um grande potencial hepatotóxico, que pode ocasionar insuficiência hepática. Não existe dose segura.

Rolex Super Clone Watches UK With Best Swiss Movements - cheap rolex replica watches UK Online Shop.

This is the online store of high-quality replica Breitling watches. You can buy 1:1 perfect breitling replica watches uk with less money.

Os SARMS, modulador seletivo do receptor de andrógenos, que tiveram seus estudos interrompidos por risco muito elevado de hepatoxicidade, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, está banido dos Estados Unidos pelo FDA desde 2018 e a sua comercialização está proibida no Brasil desde 04/2021.

SEM LEGENDA

Agradecimento: DR. MARCELO MACIEL CRM/SP 106.098 | RQE 27.486 – Endocrinologista