Produção foi selecionada para laboratórios nos maiores festivais
de documentários mundiais e apresenta perspectiva dos moradores do prédio
histórico, inaugurado na década de 60, que hoje reúne mais de 5 mil
habitantes em São Paulo, capital
Localizado no coração de São Paulo, o Edifício Copan - um dos projetos arquitetônicos mais
icônicos de Oscar Niemeyer, é o tema de um documentário íntimo e
revelador que discute o momento atual sociopolítico do Brasil. Com
roteiro e direção da cineasta Carine Wallauer, Copan é uma coprodução Brasil/Holanda e foi
vencedor de dois prêmios PROACs Editais (desenvolvimento e produção),
concedidos pelo governo do estado de São Paulo.
Carine Wallauer é residente do prédio e, no documentário,
transporta o telespectador para dentro da matriz do maior edifício residencial
da América Latina. A intenção é desvendar as complexidades deste cenário
particular durante a crise nacional generalizada. Trata-se de uma
história pessoal e próxima que conduz para além das portas e paredes
do Copan, diretamente para a vida íntima de seus
habitantes, proporcionando uma experiência humana compartilhada. “Ao
documentar a vida dentro do Copan neste
momento singular da nossa história, a proposta é iluminar a divisão
crescente dentro de um país intensamente atravessado pela política polarizada
e a democracia em colapso”, diz Carine. 1:1 best replica watches UK in discount from online store. Fast shipping. Money back guaranty.
Enredo
A produção dá foco na crise que o país atravessa, que afeta
diretamente a forma como os brasileiros vivem e se relacionam com seu
entorno. Entre as mudanças apontadas, estão as paisagens das cidades que
vêm sendo modificadas, tal como os corpos que habitam cada espaço estão
se redefinindo. Locais que antes abrigavam uma grande diversidade, como
o Copan, se reconfiguram, facilitando a afirmação de um
sistema hegemônico de habitação e pensamento. “Com uma população de quase
5 mil habitantes, maior do que a de muitos municípios brasileiros,
naturalmente é necessária uma complexa estrutura política para
administrar um prédio como o Copan”, explica
Carine.
Inaugurado com grande prestígio na segunda metade da década de 60,
anos depois o edifício entrou em decadência, tanto pela desvalorização
sistemática do centro de São Paulo, quanto pela falta de manutenção e
cuidado interno do prédio. Atividades como tráfico de drogas e
prostituição invadiram a estrutura do prédio e transformaram o
cartão-postal da cidade em um lugar mal visto. Na década de 90, uma nova
proposta de administração trazida por um novo síndico deu início à
revitalização da imagem pública do Copan, o que gerou
uma gentrificação do espaço, ou seja, um processo de remodelação do
edifício, que foi reconfigurado num local descolado e com fama de
moderno. Por conta desta nova imagem conquistada, o edíficio passou a
oferecer apartamentos alugados por temporada e tem sido procurado por
pessoas que têm interesse em viver a experiência de "morar"
no Copan, mesmo que por alguns dias. UK cheap super clone watches with high quality for men and women online.
Direção
Como diretora e diretora de fotografia, Carine Wallauer tem
trabalhado em diversos projetos de ficção e documentário, sendo indicada
e premiada em importantes festivais nacionais, como Festival de Cinema de
Gramado e Prêmio ABC de Cinematografia. Seu primeiro longa como DoP,
Irmã, teve sua estreia mundial na 70º Berlinale e foi exibido em
festivais ao redor do mundo. O filme recebeu o Prêmio Especial do Júri no
23° Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille. Wallauer fotografou
dois documentários de longa-metragem e três séries documentais com
lançamento previsto para 2022, além do episódio brasileiro de Human
Playground, série documental holandesa em fase de produção para Netflix.
Além de trabalhar em projetos com outros cineastas, desde 2020 se dedica
ao seu primeiro longa Copan , como
roteirista e diretora.
Em novembro de 2021, Carine Wallauer participou do IDFA - Festival
Internacional de Documentários de Amsterdam, o maior festival de
documentários do mundo, sendo selecionada para participar IDFAcademy -
programa de treinamento para cineastas emergentes, com o objetivo de
estimular novos talentos e a produção de documentários de alto nível. Em
dezembro do mesmo ano, a diretora foi selecionada no programa Talents do
Festival Internacional de Cinema de Berlim - Berlinale - e o filme foi
selecionado para o DOCStation, que aconteceu de forma online em fevereiro
de 2022.
Produção
Copan foi selecionado no Edital Proac 25/2020 na categoria
Desenvolvimento - Primeiras Obras. A realização é do Governo do Estado de
São Paulo, Secretaria de Cultura, ProAC e MVM Movimentos Culturais, com
co-produção da Clariô Filmes e Totem Media. No ano seguinte o mesmo
projeto foi selecionado pelo Edital Proac 23/2021 - Complemento para
finalização de longas e séries / ficção e animação / documentário.
A produtora Viviane Mendonça destaca a importância da produção
audiovisual independente, que tem mostrado sua força e capacidade de
abrangência no contexto atual do país, sobretudo dos filmes e
documentários, como Copan que
conta com Proac/Editais (Prêmio). “Graças a esse recurso importante foi
possível viabilizarmos tanto o desenvolvimento quanto o início da
produção do projeto”, afirma.
A MVM Movimentos Culturais foi fundada em 2014 em Ribeirão Preto
(SP) por Viviane Mendonça, advogada e produtora executiva de grandes
eventos, cinema e televisão. Nômade de carteirinha e apaixonada pelo
Carnaval, sua carreira é pautada pela gestão de projetos sociais,
culturais e, nos últimos anos, audiovisuais. É superintendente da
Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, onde coordena há 12 anos a
Feira Internacional do Livro. Trabalhou em ONGs de formação em
empreendedorismo para jovens rurais e com formação de professores. No
audiovisual assina a produção executiva do longa "A Vida
Invisível", dirigido por Karim Ainouz, produzido pela RT Features,
filme premiado na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2019 que
discute a condição feminina e a sujeição da mulher ao patriarcado.
Trabalhou com Bananeira Filmes, Filmland International, Fagulha Filmes,
Miríade Filmes, Clariô Filmes, RT Features, Prodigo Films, LC Barreto,
Porta dos Fundos entre outras. Em 2014 produziu a mostra “Jia Zhangke
– A cidade em quadro” que exibiu 12 longas, 6 curtas-metragens e contou
com a participação do diretor. Participou como produtora executiva no
desenvolvimento do filme “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, exibido em
2018 na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Entre outros,
compôs a equipe de produção executiva dos longas-metragens “O Vendedor de
Sonhos” de Jayme Monjardim, “Divórcio” de Pedro Amorim e “Pixinguinha, um
homem carinhoso” de Denise Saraceni. Em 2019, coordenou o Departamento de
Cinema da Prodigo Films. Em 2021, assinou a Produção Executiva do longa
“Vovó Ninja”, uma produção LC Barreto e direção de Bruno Barreto e da
série “As Seguidoras”, de Mariana Youseff e Mariana Bastos para a
Paramount+. Junto com Camilo Cavalcanti forma ‘O Par’, com foco em
produção executiva, avaliação e desenvolvimento de projetos em diferentes
formatos e linguagens.
A Clariô Filmes foi fundada em 2013 no Rio de Janeiro, por Camilo
Cavalcanti, com DNA mineiro e pertencente ao mundo. Surge da aspiração
por um modelo de produção audiovisual mais horizontal, colaborativo e
transparente. Em diferentes formatos e janelas, a Clariô prima por levar
às telas, histórias relevantes e potentes. Nos últimos anos, produziu
séries e longas com parceiros como HBO, Globo Filmes, Canal Curta, Canal
Brasil, Totem Media (NL), Unicef Brasil, entre outros. O primeiro
longa-metragem da produtora, “Aquilo que Sobra”, de Humberto
Giancristofaro, teve sua estreia mundial no CPH:DOX de 2018, na
Dinamarca. Dentre os projetos recentes, destacam-se “Barretão”, longa de
Marcelo Santiago coproduzido com Canal Brasil e Globo Filmes,
“Sobrepostas”, série de Lívia Cheibub e Martina Sönksen para o Canal
Brasil, “Em Busca de Anselmo”, série de Carlos Alberto Jr para HBO, e
“Belchior - Apenas um Coração Selvagem”, longa de estreia de Camilo
Cavalcanti e Natália Dias, em parceria com Canal Curta e selecionado para
o Festival É Tudo Verdade 2022.
A Totem Media, produtora baseada em Amsterdam - Holanda,
desenvolve e produz documentários e séries, que nascem localmente e
viajam pelo mundo. Projetos recentes foram produzidos internacionalmente
para Netflix, Youku e Universal. A empresa é uma joint venture entre: uma
produtora vencedora de vários prêmios Emmy, NL Film & TV; e
produtores comerciais, Fonk Film. A produtora faz parte de um coletivo, o
Banijay Group, possibilitando uma rede mundial única.
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