DR. THIAGO SIVIERI FALA SOBRE OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA


SAÚDE | BEM-ESTAR
Foto: Milton Flávio

SAÚDE SOB MEDIDA

DR. THIAGO SIVIERI FALA SOBRE OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA


SEM LEGENDA

Ter saúde, bem-estar físico e qualidade de vida é a principal base do ser humano. Para isso, uma série de estruturas físicas e metabólicas devem estar em equilíbrio, levando em conta que todo sistema de funcionamento dessas composições é altamente correlacionadas. O corpo humano é uma verdadeira máquina, de extrema singularidade por sua inteligência e sua funcionalidade. No entanto, por diversas razões, a humanidade sempre enfrentou o desafio da obesidade, doença crônica degenerativa multifatorial e que, mais que nunca, torna-se presente. “A obesidade é desencadeada, principalmente, pelos novos hábitos alimentares, além do sedentarismo, entre outros motivos”, explica o Dr. Thiago Sivieri, cirurgião bariátrico, de São José do Rio Preto.
Mas, quais são os caminhos para se evitar a obesidade e quando ela é classificada como tão grave a ponto de haver a necessidade de realizar uma cirurgia bariátrica? O médico explica que, de modo geral, as pessoas, ao longo da vida, vão se acostumando com o sobrepeso, considerando algo normal, baseando-se naqueles antigos ditos, como “você não está gordo, você está forte”, ou “você não é gordo, você tem só uma barriguinha de chope”. “Na verdade, a obesidade pode surgir em qualquer época da vida, mas ela não surge de uma hora para outra, o que a torna mais fácil de lidar, até surgirem os problemas de saúde”, alerta o profissional. “Crianças obesas por terem alimentação inadequada, do ponto de vista nutricional, estão propensas a serem adultos obesos. Adolescentes ávidos à fast-food, que não praticam atividade física, ou mesmo adultos que sequer fazem caminhadas, sem dúvida dão grandes chances ao sobrepeso, consequentemente, à obesidade. E o que tem por traz da obesidade é o que preocupa quando chega-se ao estágio mórbido (o grau 3, caracterizado pelo IMC maior, ou igual a 40 kg/m²). As complicações vão desde as ligadas ao sistema muscuesquelético, à área cardiovascular, hipertensão até as doenças como diabetes.

QUANDO A INDICAÇÃO É A CIRURGIA

Acompanhando a evolução da ciência e da tecnologia, as cirurgias bariátricas ganham cada vez mais eficiência e resultados satisfatórios. Dr. Thiago Sivieri afirma que, em casos complexos de saúde e que o paciente tenha condições para que a cirurgia seja realizada - afinal, como ele ressalta, não se pode pensar em obesidade como uma questão estética, como muitos pensam: os resultados da perda de peso é concebido por meio de uma série de ações conjuntas à cirurgia. “A cirurgia é uma parte de um processo que envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde física, bem como de áreas como psicologia e psiquiatria. Em resumo, o paciente é analisado de forma completa. Daí, entende-se que não é apenas uma redução de peso, mas uma necessidade de se manter as medidas e as condições físicas ideais para evitar problemas que, infelizmente, muitas vezes podem levar o paciente a óbito, como infarto, diabetes, entre outros. As cirurgias bariátricas, classificadas como restritivas, mistas e disabsortivas, são importantes aliadas no processo de saúde. Afinal, a obesidade é uma doença crônica e o tipo de tratamento indicado para cada caso, ocorre diante das necessidades e condições clínicas do paciente, por tempo indeterminado”.
For additional information about aaa cheap rolex replica watches websites: read more.

The hot website offers first cheap tag heuer replica watches online at affordable prices for men and women.


Dr. Thiago Sivieri – (CRM-SP 116.621)
Formado pela FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto);
Título de Especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD);
Membro da Sociedade Brasileira de Videocirurgia;
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;
Membro do International Federation Surgery of Obesity e Colégico Brasileiro de Cirurgia Digestiva.