Entrevista
Fotos: Cleber
Davidson
Olavo Tarraf
Um dos grandes nomes do empreendedorismo rio-pretense, Olavo Tarraf está
à frente, entre empresas de diferentes áreas de atuação, de uma das maiores
incorporadoras do estado, a “Tarraf Empreendimentos”. Nesta entrevista, o
empresário, que tem investido em novos conceitos habitacionais, inspirados no
que há de mais moderno no segmento, dentro e fora do país, fala um pouco do
setor imobiliário e da construção civil de São José do Rio Preto e demais
cidades em que, na contramão da crise, aposta com lançamentos.
Ala Vip - O setor imobiliário se mantém aquecido,
mesmo em períodos em que a economia não anda tão favorável. Por que isso
ocorre?
Olavo - Todo mundo tem
como objetivo a casa própria. Ou pelo menos a grande maioria das pessoas
pretende sair do aluguel. Se compararmos os setores da economia com uma
engrenagem, o mercado imobiliário está sempre em movimento. E é nesse momento
que temos de estar atentos e entender de fato o que as pessoas estão procurando
para satisfazê-las.Talvez este seja um dos nossos principais diferenciais.
Ala Vip - Quais são as características de São José
do Rio Preto que indicam que há oportunidades para empresas do setor no mercado
imobiliário?
Olavo - A região está em
crescimento, mesmo em um período mais complicado da economia. No entanto, por
aqui, diferentemente das capitais, como São Paulo, não existe inchaço
imobiliário. São José do Rio Preto ainda tem um fluxo gigante de pessoas devido
a faculdades e serviços, e muita gente vem para cá para trabalhar e estudar.
Isso fomenta o mercado imobiliário. De junho de 2012 a maio de 2015, a cidade
registrou o lançamento de 8.212 unidades habitacionais, sendo 7.711 verticais e
501 horizontais, de acordo com dados do Secovi. No quesito loteamentos, de 2013
para cá são 13.740, segundo dados do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos
Habitacionais do Estado de São Paulo
(Graprohab).
Ala Vip - Quais os segmentos que mais atraem a atenção
do consumidor?
Olavo - Quando se trabalha
com dedicação, comprometimento e qualidade, todos os segmentos recebem
investimentos. Mas, se avaliarmos mais profundamente, os loteamentos econômicos
e os apartamentos compactos de alto padrão se destacam. Tivemos muita aceitação
e procura pelos empreendimentos que lançamos recentemente e que atendem a esses
perfis.
Ala Vip - Essa análise o levou a investir na região. Há outros
empreendimentos em cidades próximas?
Olavo -Temos
empreendimentos em várias cidades do Brasil. Mas a nossa região tem se mostrado
muito forte. Por aqui existem várias faculdades e universidades, empresas
prestadoras de serviços, entre outros fatores que nos levaram a acreditar em
cidades como Votuporanga, Ouroeste e Potirendaba neste momento. O mais novo
empreendimento da “Tarraf” será em Potirendaba. Estamos chegando com muitas
novidades por lá. Estamos sempre acompanhando tendências dentro e fora do país,
observando os movimentos das cidades, estudando a mudança de hábitos das
pessoas e os seus desejos. Em cada projeto novo, buscamos sempre inserir algo
inovador, algo inusitado que desperte o interesse das pessoas e lhes traga mais
qualidade de vida, essa é a essência da “Tarraf Empreendimentos”.
Ala Vip - Pode nos citar alguns diferenciais dos empreendimentos que
foram destaques?
Olavo - São vários
diferenciais. A equipe é muito inspirada e inovadora. Mas vou citar alguns,
como o “Duo JK”, que traz a primeira piscina de borda infinita do interior
paulista, o sistema pay-per-use, muito comum no exterior, o pet-place, espaço
pensado especialmente para os pets. Em Votuporanga, com o “Manhattan City
Home”, um dos pontos que mais chama atenção é a ampla área de lazer, que inclui
piscinas, churrasqueira, playground, quadra poliesportiva, minigolfe, fitness
interno e externo, sala de dança, salão de festas gourmet, salão de jogos,
cinema, office, brinquedoteca e pet place. Com relação ao loteamento em
Ouroeste, criamos um novo conceito de residencial aberto ao trazer elementos
comuns em condomínios fechados, como academia, espaço kids e pista de
caminhada.
Ala Vip - As famílias brasileiras estão mudando.
Isso reflete diretamente no mercado?
Olavo - Sem dúvida. O
mercado precisa entender o momento do consumidor e oferecer o que ele precisa
exatamente. Antes, as famílias tinham mais de cinco membros; hoje, esse número
fica entre dois ou três moradores.
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Ala Vip - Conte um pouco sobre como é sua rotina,
administrando os negócios da “Tarraf”.
Olavo - Minha rotina é
fazer sempre o que é importante, ser estratégico e evitar, ao máximo, perder
tempo com urgências, pois elas desviam do foco principal e, muitas vezes, não
são tão urgentes assim. Se nos ausentamos, as coisas urgentes devem ser
resolvidas por alguma estrutura criada. Mas os principais objetivos devem ser
perseguidos por nós, com disciplina e determinação. Por isso conto com uma
equipe de confiança e motivada. É uma alegria comemorar o sucesso com um
"dream team", que ama o que faz, do que com pessoas cheias de si
mesmas. Prefiro trabalhar com poucas e especiais pessoas. Assim, “olho no
olho”, sem paredes, vale muito mais do que controles técnicos e burocráticos.
Procuro avivar os valores cristãos no meu dia a dia com as pessoas, além de
manter a mente e corpo saudáveis. Tudo isso tem dado certo na minha vida, mas,
hoje, temo pelos brasileiros que estão perdendo seus empregos e, alguns, até
sua esperança.
Ala Vip - Você deu continuidade a alguns negócios fundados por seus pais
e hoje insere seus filhos nesse meio. Como é conduzir o planejamento de
sucessão familiar?
Olavo - A Bíblia nos
aconselha que devemos ensinar as pessoas a pescar, ao invés de dar o peixe
pronto a elas. Isso é fundamental na educação dos filhos. Quem recebe fácil,
não dá valor e perde fácil. Procuro seguir esse conselho ao pé da letra. Todo
pai quer criar filhos fortes para enfrentar a vida e orgulhar-se deles.