Entrevista
Marcelo Schaffauser
Fotos: Milton Flávio
Zeid Sakr
Diretor Geral do “SEB COC Rio Preto” fala
sobre atuais metas e metodologia de trabalho de uma das mais famosas
instituições de ensino do país
Formado pela “USP”, Zeid Sakr está há nove anos no “GRUPO SEB”, ocupando cargos de docência e gestão. Após longo período em Ribeirão Preto, cidade sede do “GRUPO SEB”, o profissional chegou a São José do Rio Preto para gerenciar a unidade do município, inaugurada há dois anos. Zeid vem com a missão definida para apresentar um novo modelo organizacional pedagógico, que visa promover a formação educacional integral e integrada de seus alunos. Tem ao seu lado o coordenador institucional, Celso Rodriguez, figura emblemática em educação na cidade, que lhe dá o apoio local necessário para que a população rio-pretense tenha o que há de melhor na arte de educar com qualidade. Em entrevista para “Ala Vip”, o diretor explica como é a educação no “SEB COC” e fala sobre novidades e metas para os alunos de São José do Rio Preto e região.
Em São José do Rio Preto, tínhamos uma
unidade da franquia COC. Qual a diferença entre a “franquia COC" e o
"SEB COC"?
As franquias utilizam apenas o material
didático “COC”, mas não pertencem aos mantenedores responsáveis pela instituição
nem seguem propostas pedagógicas originadas pela matriz em Ribeirão Preto.
Escolas “SEB COC” são unidades controladas, mantidas e padronizadas pelo “GRUPO
SEB” que trazem um rigoroso modelo organizacional em relação à qualidade do
ensino. Em 2015, o “GRUPO SEB” completa 52 anos e 41 unidades espalhadas pelo
Brasil.
Quando iniciaram as atividades do “SEB COC”
em São José do Rio Preto?
Em 2013, iniciamos as aulas do cursinho
pré-vestibular e os resultados com aprovações foram tão bons que os mantenedores
resolveram implantar o Ensino Médio em 2014. Com a minha chegada este ano, estamos
nos fortalecendo por meio de um trabalho organizado, disciplinado e
comprometido, garantindo o reconhecimento dos pais, que nos tem solicitado
também o Ensino Fundamental. O projeto já está em andamento em uma área nobre
da cidade.
O que o “SEB COC” apresenta de
desenvolvimento digital nesta era de avanços tecnológicos?
Fomos a primeira escola do Brasil a inserir a
educação digital no dia a dia dos alunos. É algo que está em nosso DNA. Hoje,
para as turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Médio, antigamente chamado
de Colegial, temos o “Projeto Digital” como apoio tecnológico, disponibilizando
mais de 75 mil aplicativos voltados exclusivamente à educação, acessados por
meio de um Ipad que cada aluno possui. Uma plataforma digital permite que os professores
se comuniquem com os alunos de forma individual ou coletiva, enviando orientações,
estabelecendo tarefas, fóruns de discussão e diversas atividades para
incrementar o conhecimento, o raciocínio lógico e a capacidade crítica dos
alunos.
As atividades começaram em 2013. O que já
mudou desde sua chegada este ano?
A escola já funcionava bem, mas faltava
aplicarmos a metodologia padrão de sucesso em nossas unidades de Ribeirão
Preto, melhorando o nível organizacional e os modelos administrativos e
pedagógicos, oferecendo uma proposta de uma escola integral e integrada, com
condições reais de aprendizado multidisciplinar em um período integral
optativo. O aluno, que pode ser auxiliado pela psicopedagoga Isabela Rodrigues,
escolhe as opções mais interessantes e elabora seu horário. O serviço de
orientação educacional permite montar uma estratégia de estudo personalizada,
fortalecendo as dificuldades e também explorando as facilidades de cada um. Esse
conjunto de fatores tem dado tão certo no Ensino Médio e no Pré-vestibular de
São José do Rio Preto, que tivemos 133 aprovações só agora no meio do ano,
sendo 39 delas em Medicina.
Existe alguma relação entre o Ensino Médio e
o Pré-vestibular?
Trabalhamos com o Pré-vestibular e o Ensino
Médio em sintonia. Professores especializados, carregados de conteúdo e
didática, e responsáveis por ministrar aulas no pré-vestibular, também lecionam
no Ensino Médio. Isso torna os alunos muito mais preparados para as próximas
etapas e cientes da necessidade do compromisso e da dedicação com os estudos
desde as séries mais básicas. Ainda disponibilizamos o ‘SuperColegial’, um programa complementar de aulas de aprofundamento
e preparação específica para o ENEM, por meio de material com conteúdo
direcionado já no primeiro ano.Para os vestibulandos, oferecemos também o ‘SuperMed’’, um planejamento especial para
aqueles alunos que disputam vagas em carreiras muito concorridas.
Existem projetos pedagógicos fora da escola?
Sim, vários. A Simulação
ONU SEB, por exemplo, é um projeto que, reunindo estudantes de todas as “Unidades
SEB”, debate questões polêmicas do mundo contemporâneo. Durante o período da
simulação os alunos vivenciam o papel de representantes dos países em comitês.
A intenção é desenvolver habilidades como argumentação, análise, síntese,
oratória e negociação. Na Simulação
Harvard, alunos de escolas do mundo todo representam chefes
de estado e debatem sobre várias questões políticas e sociais que envolvem seus
países. Outro projeto interessante para nossos alunos é o intercâmbio de verão
em Londres e na Califórnia, parceria realizada com empresas especializadas que também viabilizam a
graduação no exterior baseada em notas do aluno no Ensino Médio.
Como funcionam as avaliações dos alunos?
Pensando em uma maneira de fazer o aluno
assimilar o conteúdo aprendido e não apenas decorar a matéria, não aplicamos
provas mensais e sim, avaliações semanais que cobram aquilo que foi ministrado
no decorrer dos últimos dias. O aluno assiste as aulas pela manhã e frequenta
as atividades complementares e os plantões de dúvidas no período da tarde.
Nesses plantões, os professores ajudam os alunos a tirarem suas dúvidas e
entender aquilo que foi proposto nas aulas. É um trabalho que deve ter rotina
diária. Uma escola que pensa no futuro de seus alunos deve ser rigorosa quanto
aos estudos, aplicando provas coerentes e exigentes, mas dando condições reais
desses alunos estudarem e aprenderem aquilo que foi proposto. É uma forma de
manter o aluno ligado no estudo sempre. Com isso, as dificuldades são
trabalhadas no dia-a-dia e não há surpresas no dia da prova.
Quais as suas principais metas para o “SEB
COC”?
Um ensino de qualidade, formador de opiniões
e valores, que possa criar alunos diferenciados e preparados para o mercado de
trabalho. Para isso, fornecer condições de crescimento por meio de atividades
obrigatórias e também optativas, com professores bem preparados e didáticos.
Quero fazer da escola um lugar que os alunos venham, não por obrigação, mas
porque as atividades são interessantes, os professores são cativantes, as aulas
são construtivas e o aprender é algo deslumbrante. Acredito muito na Educação
do Brasil, mas é preciso mudar algumas coisas, criar outras e sair da mesmice.
Somente a inovação despertará o interesse dos alunos de hoje, antenados como
são. Essa ‘geração whatsapp’ é exigente, rápida e não se contenta com
pouco. Isso nos ambiciona a melhorar a cada dia, a trabalhar com ideias novas,
sempre buscando mais, certos de que a educação é o melhor caminho para o
progresso.
You can place an order for your favorite uk best 1:1 replica watches online.
Parmi toutes les boutiques en ligne du Royaume-Uni 1:1parfaites fausses montres audemars piguet, ce site est celui avec la meilleure qualité et le prix le moins cher.